top of page

Pelvic Care Blog

Rubrica Exercício Físico - Parceria com Eunice Moura


Não é novidade que adoro trabalhar em parceria com outros profissionais. E foi numa parceria que conheci a Eunice Moura.

para quem não conhece esta profissional fantástica, a Eunice é licenciada em Ciências do Desporto, Ramo Exercício e Saúde ( Faculdade de Motricidade Humana), ­ mestre em Exercício e Saúde, e foca o seu trabalho na preparação física da mulher tanto no pré quanto no pós parto. Autora do livro " Barriga Lisa" da editora A Esfera dos Livros, onde fala na técnica da qual ela é formadora em Portugal, a Low Pressure Fitness. Conhecem? Em conversa, pedi que me escrevesse um pequeno artigo com dicas de postura a ter em cuidado no pós parto.

Rubrica de exercício físico: Treinar com qualidade

Um dos cuidados mais importantes a ter na fase do pós-parto é a reeducação postural. É essencial melhorar progressivamente a musculatura posterior do tronco, em especial a camada mais profunda com funções ao nível da sustentação/ estabilidade da coluna vertebral.

A imagem mostra-nos um exemplo muito típico da postura de uma mamã quando segura no bebé ou mesmo quando não o segura, a postura mantém-se:

→ encurvamento da parte superior das costas e dos ombros, o que pode provocar dores nos ombros, costas e costelas, sendo que ocorre uma maior pressão sobre o músculo diafragma torácico, tornando-o mais tenso e dificultando as suas funções;

→ protação da cabeça que provoca dores de pescoço e cabeça.

EVITE: Puxar os ombros para trás, juntando as omoplatas porque só irá criar mais tensões!

Um truque para a vida - o alongamento axial.

COMO?

→ imagine que suavemente é puxado um fio do seu cabelo em direção ao teto;

→ coloque uma mão na parte superior da cabeça e empurre ligeiramente para baixo, enquanto alonga a sua coluna vertebral;

→ DESAFIO: coloque um livro algo pesado na cabeça e tente dar alguns passos sem deixar cair o livro e mantendo o alongamento axial.

É importante que realize o alongamento axial em várias situações do seu dia-a-dia: → quando segura no bebé ao colo ( sentada/ de pé);

→ quando está sentada em diversas situações tais como, a amamentar, sentada no sofá, na cadeira etc;

→ quando caminha;

→ quando realiza qualquer tipo de atividade física.

Ao longo do tempo e com a regularidade da realização do alongamento axial irá melhorar a sua postura e sentir que já não precisa de se lembrar constantemente de o fazer.

O alongamento axial faz parte das indicações da componente postural dos exercícios hipopressivos que fazem parte do sistema de treino Low Pressure Fitness®, que potencia os efeitos benéficos do alongamento axial reduzindo o risco de lesões.

Destaques
Arquivo
Categorias

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page