top of page

Pelvic Care Blog

Cicatriz de Cesariana - Preciso mesmo de a massajar?


Hoje trago-vos um caso que ando a seguir. Uma utente com uma cicatriz muito aderente de cesariana já com 3 anos.

A esta utente nunca lhe foi explicado que deveria massajar a cicatriz, as consequências de não o fazer, nem tão pouco os cuidados a ter após a cirurgia. Porque sim, a cesariana é uma cirurgia, e como tal, deveria ser fornecido às mulheres os mais variados cuidados nesse sentido. As instruções dadas muitas vezes estão limitadas ao aspeto exterior – evitar vermelhidão, prestar atenção para sinais de infeção, etc.

Quando não prestada a devida atenção, estas mulheres podem desenvolver problemas futuros, nunca associando á sua cicatriz.

O problema mais comum é dor lombar e/ou pélvica.

A cicatriz da cesariana pode também levar a um aumento da frequência urinaria. Por vezes este sintoma não aparece imediatamente após o parto. Pode levar vários anos até se apresentar.

Esta urgência urinaria é caracterizada pela necessidade frequente de ir á casa de banho, mesmo quando acabou, por vezes, de urinar.

Então, o que está a acontecer? O tecido cicatricial da cicatriz da cesariana está a impedir a bexiga de expandir totalmente. Uma vez que a bexiga tenta expandir, e atinge o tecido da cicatriz, envia um sinal para o cérebro dizendo que precisa para esvaziar a bexiga. Quanto mais tecido da cicatriz tem, menos a bexiga pode expandir, e mais terá a sensação de ter de ir á casa de banho!

Por vezes pode levar a menstruações ainda mais dolorosas, uma vez que o útero não terá hipótese de expandir.

Os casos mais complexos que podem ocorrer por aderências na cicatriz da cesariana são a dor pélvica e a dor durante as relações sexuais. As aderências sobre os órgãos pélvicos podem gerar uma dor intensa. Os nossos órgãos são estruturas muito sensíveis.

Quando a sua mobilidade é limitada, a dor é inevitável.

Verdade que a massagem pode ou não prevenir todas as instâncias que já falei, mas tem sido demonstrado que diminuiu os riscos e/ou impacto destes problemas na sua saúde futura, tanto curto como a longo prazo!

Querem saber mais? Leiam o artigo que escrevi para o blog da Enf Carmen - Bebé Saudável.

Vejam agora um antes e depois.

Antes:

Depois:

Mesmo se a cicatriz tiver dois ou mais anos massagem é ainda benéfica, mas requer uma abordagem mais disciplinada e vigorosa.

Lembre-se, nunca é tarde demais para cuidar de si!

Destaques
Arquivo
Categorias

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page