top of page

Pelvic Care Blog

O drama... O horror... Está na altura de começar... O treino no penico!


Vamos começar!

"Quando é que eu posso começar o treino no penico com o meu bebé?"

É a pergunta que me fazem com bastante frequência e, às vezes, a mais difícil de responder porque... Depende! O treino no penico é um marco importante no desenvolvimento de uma criança. É uma das primeiras tarefas de auto-cuidado que as crianças aprendem e que promove a sua independência para se tornar uma menina ou menino grande.

Os pais encontram-se quase sempre ansiosos para começar este treino, a fim de ajudar seu filho a tornar-se mais auto-suficiente e se livrar das fraldas. Mas, às vezes, o "empurrão" é feito cedo demais.

Se seu filho vê o treino como uma atividade negativa, é provável que não participe. Deixe-os iniciar o processo e assim terá apenas de lhes dar a mão e conduzir pelo caminho.

 

"Quando é que eu posso começar o treino no penico com o meu bebé?"

É a pergunta que me fazem com bastante frequência e, às vezes, a mais difícil de responder porque... Depende!

 

Nasceu assim!

Vamos falar de desenvolvimento.

Desde o nascimento até cerca aos 18 meses de idade, os bebés não apresentam controle intestinal ou da bexiga. Por volta dos 12 meses de idade, eles podem começar a ter a sensação de precisar ir à casa de banho, mas mantenha a fralda à mão, pois serão precisos mais 6 meses antes de começar a ter a capacidade de a controlar. A maioria dos especialistas concorda que, por volta dos 18 meses de idade, a criança atingirá um ponto de desenvolvimento físico em que o treino para o uso do penico pode ser bem-sucedido. No entanto, a maturidade é um fator e se outros sinais estão em vigor, esta idade pode ser um momento chave para iniciar treino.

 

Eu vi o sinal!

"Que sinal? Eu não vi isso. Isso existe?”

Preste atenção aos sinais de que seu filho pode estar pronto para começar o treino:

  1. Está interessado ​​em fazer xixi, fazer cocó ou usar a sanita (p.e. observando-a, fazendo perguntas, fingindo limpar-se com papel higiénico?)

  2. Mostraram sinais de urgência urinária fazendo a dança do xixi ou de se esconder/ agachar no canto para fazer cocó?

  3. Pode fisicamente subir e descer do penico?

  4. Pode-se vestir/despir sozinho?

Se esses sinais estiverem presentes, pode ser um bom momento para começar!

 

Não existem métodos que funcionem de maneira igual para todas as crianças e para todos os pais.

 

De uma forma ou de outra!

"Qual é o melhor método?"

Ah, se eu soubesse neste momento estaria rica! Existem muitos métodos e muitas mezinhas. Às vezes é difícil não se sentir como se estivesse perdida no meio do oceano.

Isto é o que sei: Nenhum método funciona para todas as crianças ou para todos os pais. Acima de tudo bom senso para adaptar à dinâmica familiar.

Tornar a ida ao penico numa actividade divertida pode ajudar. Os sistemas de recompensa são ótimos também. Deixe isso ver como a mamãe ou o papai usam o penico. Qualquer método que você pesquise e encontre será o mais adequado para você e seu filho, cumpra-o. Confusão pode levar a falta de interesse. E, eu não posso dizer isso o suficiente, reações negativas ou punições durante o treino apenas reforçam a negatividade em todo o processo.

Lembre-se, faça o que for preciso para preparar seu filho para o sucesso!

Destaques
Arquivo
Categorias

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page