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Pelvic Care Blog

10 razões para cuidares do teu períneo

March 2, 2017

 

Quando falo sobre o períneo, refiro-me a mais do que um grupo muscular e tecidos de suporte que encerram a cavidade abdominal inferior. Falo também de funções tão importantes como a continência de urina e fezes, a sexualidade e a reprodução. Devemos estar cientes da sua existência, por razões tão importantes como:

 

1. Uma em cada 3 mulheres sofre de incontinência urinária. Ao tossir, rir ou espirrar, muitas mulheres sofrem de perda involuntária de urina, o que dificulta a sua vida social, familiar e laboral. Muitas vezes pelo medo que sentem de se sentir o cheiro, ou aparecer manchas na roupa. É uma doença silenciosa, e as mulheres não procuram ajuda, considerando um problema do pós parto ou da menopausa.

 

2. A incontinência urinária é considerada um problema de saúde pública de grande impacto na qualidade de vida. OMS realiza um dia internacional de sensibilização para este problema que provoca isolamento social, depressão, ansiedade e perda de auto-estima. Não tenha receio em pedir ajuda ao médico, enfermeira, fisioterapeuta ou preparador físico que a assiste.

 

3. Até 10% das mulheres podem sofrer de incontinência dupla: urinária e anal. Se os vazamentos de urina são considerados delicados, o vazamento de gás ou fezes é desagradável e são os que mais condicionam a mulher na sua vida diária.

 

4. A qualidade do sexo está intimamente relacionada com um períneo forte saudável. A musculatura perineal actua activamente na resposta sexual e no orgasmo. A satisfação e qualidade das relações depende de muitos factores, mas sem dúvida, de um bom tónus muscular. As contracções sentidas durante o orgasmo, são potencializadas se o períneo estiver tonificado.

 

5. Gravidez e parto apresentam um trauma considerável que enfraquece os músculos. A maternidade é uma fase da vida que se estende a grande maioria das mulheres. Preparamos o corpo para esta nova fase, alimentação cuidada, eliminamos hábitos tóxicos, etc... Mas não preparamos nem cuidados do nosso períneo. A reabilitação pós-parto dos músculos do períneo deve ser supervisionada, dirigido e individualizado de acordo com o tipo de parto e sempre por fisioterapeutas especializados.

 

6. As práticas desportivas desajustadas como correr e saltar podem causar danos repetitivos na sustentação dos tecidos e músculos perineais. Exercícios hiperpressivos (clássicos abdominais), saltos ou crossfit geram um enfraquecimento progressivo muscular. Confirme se o preparador físico que a assiste tem especialização em saúde da mulher. O corpo deve ser trabalhado de uma forma diferente e cuidada.

 

7. Maus hábitos alimentares que causem obstipação e excesso de peso são factores de risco adicionais. Como já falamos no artigo da semana passada, fezes ressequidas e esforço ao defecar, podem levar a disfunções tais como prolapsos.

 

8. Hábitos tóxicos como fumar e consequente tosse crônica são um factor de risco directamente relacionado ao enfraquecimento dos músculos do períneo.

 

9. Quando a musculatura perineal fica enfraquecida, podem ocorrer prolapsos (queda do útero, bexiga, recto ou uretra), através da vaginal. Os maiores factores de risco para um prolapso são: o parto ou a menopausa. A mulher poderá sentir desconforto, dor, infecções urinarias e/ou sensação de peso no baixo ventre.

 

10. As lombalgias de esforço estão muitas vezes relacionadas porque o períneo, o grande estabilizador da pélvis e coluna lombar, se encontra enfraquecido. A reeducação postural e tonificação muscular são importantes para evitar a dor pélvica e lombar.

 

Ft. Soraia Coelho

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