Email:

pelvic.care.ft@gmail.com

Lisboa, Portugal

Soraia Coelho

Tlm: 966106708

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2017 por Soraia Coelho. Todos os direitos reservados.

Fotografias pessoais por Bless

Pelvic Care Blog

A incontinência fecal é a perda involuntária de fezes líquidas ou sólidas e/ou de gazes. Geralmente é imprevisível e pode altere a sua dinâmico do dia a dia, de forma a evitar situações potencialmente embaraçosas. A gravidade da incontinência fecal e como isso afecta a vida diária varia de pessoa para pessoa. Muitas pessoas vivem com o problema por um longo período de tempo antes de procurar ajuda. O tabu, receio em ser descoberto ou afastado de eventos sociais devido à patologia, são os motivos mais relatados por partes das pessoas que sofrem desta patologia. 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sndo que podem experienciar uma ou uma combinação de problemas. A incontinência pode ocorrer por diversas razões, por vezes devido a um problema muscular, neurológico ou estrutural. As razões mais comuns são:

  • Parto

  • Idade

  • Tosse crónica

  • Obstipação

No entanto, às vezes, não há razão óbvia para o problema.

Sintomas da incontinência fecal

Necessidade de ir à casa de banh...

Vamos começar!

"Quando é que eu posso começar o treino no penico com o meu bebé?"

É a pergunta que me fazem com bastante frequência e, às vezes, a mais difícil de responder porque... Depende! O treino no penico é um marco importante no desenvolvimento de uma criança. É uma das primeiras tarefas de auto-cuidado que as crianças aprendem e que promove a sua independência para se tornar uma menina ou menino grande.

Os pais encontram-se quase sempre ansiosos para começar este treino, a fim de ajudar seu filho a tornar-se mais auto-suficiente e se livrar das fraldas. Mas, às vezes, o "empurrão" é feito cedo demais.

Se seu filho vê o treino como uma atividade negativa, é provável que não participe. Deixe-os iniciar o processo e assim terá apenas de lhes dar a mão e conduzir pelo caminho.

"Quando é que eu posso começar o treino no penico com o meu bebé?"

É a pergunta que me fazem com bastante frequência e, às vezes, a mais difícil de responder porque... Depende!

Nasceu assim!


Vamos falar de de...

A Tecarterapia, também conhecida como Tecar, é um tratamento eletromédico que permite uma recuperação mais rápida de traumas e doenças inflamatórias do sistema musculo-esquelético e uroginécologico.
Difundido especialmente no campo da fisioterapia, a Tecar prevê o uso de um dispositivo muito particular, baseado no princípio físico do condensador, sendo capaz de gerar calor dentro da área anatómica que necessita de cuidados.
A terapia tecar pode funcionar de duas maneiras:

  • modalidade capacidade, adequada para o tratamento de patologias dos  tecidos moles, 

  • modalidade resistiva, indicada para o tratamento de patologias ósseas, articulares, da cartilagem, etc.

Dependendo da energia fornecida pelo dispositivo, os efeitos biológicos da Tecar são principalmente três:

  • aumento da microcirculação,

  • vasodilatação 

  • aumento da temperatura interna

Esta terapia é capaz de reduzir a dor (ação anti-álgica) e acelerar a reparação natural dos tecidos. Tudo isto se traduz num...

Hoje trago-vos mais um relato pessoal. Falaremos um pouco sobre a Endometriose. 

A S. (pediu para não ser identificada) sofre desta patologia faz bastantes anos. Apesar de ter sido diagnosticada a apenas 6 anos, já sofre deste a adolescência. Pediu que a sua história fosse partilhada pois quer que as mulheres saibam que existe ajuda. Que a fisioterapia ajuda! E que por vezes basta só procurar por profissionais competentes que as oiçam. 

Obrigada S. por este testemunho tão sentido. Acredito que irá ser benéfico a tantas mulheres. 

en·do·me·tri·o·se |ó| 
(endométrio + -ose)

substantivo feminino

1. [Medicina]  Localização anormal do endométrio ou mucosa uterina.

2. [Medicina]  Doença ginecológica causada por essa patologia.

Esta palavra foi introduzida no meu vocabulário, vida e historial médico faz cerca de 6 anos. 

Eu comecei meu período quando tinha 13 anos. Durante todo o mês eu temia "aquela altura"... O meu...

20 dias, 20 alimentos que pode incluir na sua alimentação, adaptando caso a caso é claro!

Todas nós sabemos que a alimentação apresenta uma grande influência sobre o nosso sistema hormonal.

Em parceria com a minha Enfermeira favorita de todo o sempre Carmen Ferreira, seleccionámos alimentos que vão ajudar a melhorar a saúde de todas as mulheres em todo o seu ciclo de vida.

Portanto, lançamos hoje o desafio de incluirem um alimento novo durante estes dias e mostrarem o resultado final usando o #20alimentos20dias.

Iremos iniciar com a: Curcuma

Este alimento tem propriedades anti-cancerígenas, anti-oxidantes, anti-inflamatórias e melhora o sistema imunitário. A curcuma tornou-se recentemente o queridinho do mundo ocidental, no entanto tem sido usado medicinalmente na culinária da Índia.

A cor dourada da curcuma vem da curcumina, um polifenol potente com benefícios antioxidante e anti-inflamatórios que ajudam o seu sistema imunológico a combater fungos, vírus e bactérias.

Para mulheres pós-menopá...

Há muito se sabe que diferentes variáveis ​​fisiológicas mostram variações significativas ao longo do ciclo menstrual, o que afeta o desempenho desportivo. Essas variações são devidas a oscilações nos níveis hormonais que afetam o sistema nervoso autónomo e algumas funções metabólicas.

Alguns estudos sugeriram que a força e a fadiga podem mostrar diferenças significativas ao longo do ciclo menstrual.

Foi publicado recentemente um estudo (Pallavi et al, 2017; J. Clin Diagn Res 11: CC11-CC13) destinado a avaliar as mudanças na força muscular e fadiga durante as várias fases do ciclo menstrual em mulheres jovens (18-24 anos). 100 mulheres saudáveis ​​participaram com ciclos menstruais regulares (26-32 dias). A força muscular foi avaliada com um dinamômetro manual e a taxa de fadiga. Cada mulher foi avaliada consecutivamente em dois ciclos menstruais nas três fases:

  • Fase 1, menstrual

  • Fase 2, folicular

  • Fase 3, luteal

Os resultados mostraram que a quantidade de trabalho realizad...

No que toca à saúde pélvica e recuperação da tonicidade do meu pavimento pélvico, o meu pós-parto esteve longe do ideal (para ficar a par dos problemas que tive leia este artigo). Por um lado, é certo que o acompanhamento que recebi de início, que infelizmente corresponde ao que a generalidade das mulheres recebe nesta fase tão delicada, não foi suficiente ou foi mesmo dotado de informações erradas. Por outro lado, reconheço que fui um pouco descuidada na recuperação do meu corpo nesta fase, até largos meses após o parto, quando decidi finalmente procurar ajuda.

Infelizmente, penso que muitas mulheres se identificam com o meu caso e por isso convido-te a ti Soraia, enquanto fisioterapeuta especialista em reabilitação pélvica, para nos ajudares a identificar o que esteve errado no meu pós-parto e a delinear um pós-parto mais harmonioso no que diz respeito à saúde pélvica da mulher.

J: Nos primeiros 5-7 dias após o parto não sentia grande controlo da minha bexiga. Quando tinha percepção da...

Hoje trago-vos um caso que ando a seguir. Uma utente com uma cicatriz muito aderente de cesariana já com 3 anos.

A esta utente nunca lhe foi explicado que deveria massajar a cicatriz, as consequências de não o fazer, nem tão pouco os cuidados a ter após a cirurgia. Porque sim, a cesariana é uma cirurgia, e como tal, deveria ser fornecido às mulheres os mais variados cuidados nesse sentido. As instruções dadas muitas vezes estão limitadas ao aspeto exterior – evitar vermelhidão, prestar atenção para sinais de infeção, etc.

Quando não prestada a devida atenção, estas mulheres podem desenvolver problemas futuros, nunca associando á sua cicatriz.

O problema mais comum é dor lombar e/ou pélvica.

A cicatriz da cesariana pode também levar a um aumento da frequência urinaria. Por vezes este sintoma não aparece imediatamente após o parto. Pode levar vários anos até se apresentar.

Esta urgência urinaria é caracterizada pela necessidade frequente de ir á casa de banho, mesmo quando acabou, por ve...

No dia 15 de Março irei estar no Club Clínica das Conchas a realizar um Rastreio Gratuito de Saúde Perineal.

Marque já na recepção até 12 de Março. 

Vagas limitadas.

Contacto: 21 750 7000

#clubclinicadasconchas #centrodereabilitacao#reabilitacaoperineal #rastreiogratuito

Please reload

Um blog onde iremos falar um pouco sobre o nosso períneo, reabilitação pélvica, conhecer alguns factos e tirar muitas dúvidas. 

Arquivos
Please reload

Destaques

Devo preparar o meu pavimento pélvico para o parto?

17/06/2019

1/1
Please reload

Categorias
Please reload

Parcerias