Pelvic Care Blog

Força e fadiga durante o ciclo menstrual


Há muito se sabe que diferentes variáveis ​​fisiológicas mostram variações significativas ao longo do ciclo menstrual, o que afeta o desempenho desportivo. Essas variações são devidas a oscilações nos níveis hormonais que afetam o sistema nervoso autónomo e algumas funções metabólicas.

Alguns estudos sugeriram que a força e a fadiga podem mostrar diferenças significativas ao longo do ciclo menstrual.

Foi publicado recentemente um estudo (Pallavi et al, 2017; J. Clin Diagn Res 11: CC11-CC13) destinado a avaliar as mudanças na força muscular e fadiga durante as várias fases do ciclo menstrual em mulheres jovens (18-24 anos). 100 mulheres saudáveis ​​participaram com ciclos menstruais regulares (26-32 dias). A força muscular foi avaliada com um dinamômetro manual e a taxa de fadiga. Cada mulher foi avaliada consecutivamente em dois ciclos menstruais nas três fases:

  • Fase 1, menstrual

  • Fase 2, folicular

  • Fase 3, luteal

Os resultados mostraram que a quantidade de trabalho realizado e a força muscular foram significativamente maiores na Fase 2 (folicular). Em termos de fadiga, a Fase 2 (folicular) apresentou valores mais baixos em comparação às outras duas fases. Os autores sugerem que a variação cíclica dos hormônios reprodutivos aumenta a força na fase folicular do ciclo menstrual.

A força é um elemento essencial para o desempenho atlético, então deve sempre preservar o seu melhor na competição de qualidade. Este e outros estudos mostram a conveniência de adaptar os ciclos menstruais às datas de competição em atletas que buscam desempenho. Nesse sentido, a fase folicular parece ser a mais propícia para ajudar a expressar a força máxima.

Artigo completo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5376807/

#Mulher #Exercícios #Períneo

Destaques
Arquivo
Categorias

Email:

pelvic.care.ft@gmail.com

Lisboa, Portugal

Soraia Coelho

Tlm: 966106708

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2017 por Soraia Coelho. Todos os direitos reservados.

Fotografias pessoais por Bless